Confirmação de presença em convites

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A confirmação de presença em convites é muito importante para garantir que sua festa vai proporcionar conforto e alegria a seus convidados e tirar muita dor de cabeça de seu caminho.

Quando começamos a preparar a festa de casamento fazemos enormes listas com todas as pessoas que gostaríamos que estivessem nesse dia tão especial. Normalmente o número de convidados é maior do que se pode convidar. Seja pelo orçamento, seja pelo tamanho da igreja e até mesmo pelo tamanho do salão, mas, apesar de querermos a presença de todos, nem sempre eles poderão comparecer.

Não existe um número certo de pessoas que faltam ao evento, muitas coisas podem interferir na ida dos convidados à festa. Tenha em mente que alguns podem estar viajando, podem ter outro compromisso para essa mesma data, alguns podem estar doentes e até no caso dos mais idosos, talvez não consigam comparecer. Mais cuidado ainda deve-se tomar em casos como vésperas de feriado ou festas em épocas especiais, como por exemplo a Copa do Mundo, um jogo do Brasil no mesmo dia pode arruinar sua festa.

Na hora da contratação do Buffet, você precisará ter uma noção de quantas pessoas irá convidar, não procure um espaço no qual não seja possível acomodar a todos seus convidados já contando com as faltas. Procure algum lugar onde caibam pelo menos 90% dos seus convidados.

A solicitação da confirmação de presença deve estar em lugar bem visível e deve estar disponível a partir do momento em que o convite chega às mãos do primeiro convidado. Algumas pessoas estipulam datas específicas para a confirmação, mas há pessoas que gostam de confirmar a presença imediatamente e fazê-los esperar para dali a duas semanas para que possam fazer a confirmação pode fazer com que eles na verdade, acabem por esquecer de fazê-lo.

A data limite deve ser no máximo 15 dias antes do evento, isto dará tempo o suficiente para que você redimensione o evento e até convide alguém de última hora que não “cabia”na festa.

A informação do número de presenças é fundamental para o buffet, que saberá a quantidade mais próxima de pessoas e cobrará um valor justo pela contratação, bem como, saberão quanto levar de alimentos e bebidas, para que não falte nem sobre.

A compra das bebidas também deve considerar a expectativa de convidados, se você comprar muito a mais, poderá passar uns bons meses, talvez anos bebendo o vinho da sua festa.

É recomendado que a confirmação seja feita por alguém que não seja da família ou conhecido da maioria, muitos convidados pedem para incluir pessoas na festa e um conhecido ou familiar tem mais chances de ceder a estas súplicas. Os noivos devem fazer a confirmação em último caso, já que cada telefonema pode demorar muito, porque seus convidados com certeza irão querer cumprimentá-los e aproveitar para por a conversa em dia. Hoje, há na internet diversas formas de confirmação virtual, abuse delas, elas geralmente proporcionam um controle mais preciso sem perda de tempo, contudo não deixe de colocar a confirmação pelo telefone, apesar de tanto acesso à internet, algumas pessoas ainda tem dificuldades para fazer uso desta tecnologia.

Geralmente a informação da confirmação de presença é colocada em um cartão anexo com um clips no convite, mas pode ser colocada também no rodapé do convite. É possível também colocar as informações junto com o cartão de festa, mas sempre com a preocupação de que fique bem legível, letras muito miúdas podem dificultar a leitura, algumas letras mais trabalhadas pode ficar confusas em tamanhos menores.

O termo R.S.V.P. (répondez s´il vous plaît) é traduzido do francês: “responda por favor”, tradicionalmente muito usado em convites e conveniente por poupar espaço no seu convite. Mas, caso prefira, pode ser substituído hoje em dia por frases em português como: “por favor, confirme sua presença” ou “solicitamos a gentileza de confirmar a presença”. Não use “favor RSVP” para não ser redundante, apenas a sigla já basta.

(Visited 55 times, 1 visits today)