Como convidar os padrinhos para o casamento?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Padrinhos de casamento – como convidar

Não é muito comum, mas de vez em quando recebo as dúvidas de noivos que não sabem como convidar os padrinhos, ou pior, sobre quem convidar para padrinho.
Bem, “quem” convidar é sempre uma grande dúvida, acho até que maior do que fazer a lista de convidados “normais”. Sempre tem aquele amigo de infância, um parente mais querido, uma pessoa importante e nem sempre a quantidade estipulada de padrinhos dará para comportar todas as pessoas que queremos como padrinhos.
Aqui vale a mesma regra que já citei no post sobre como fazer a lista de casamento:
  • faça uma lista com seus possíveis padrinhos;
  • organize a lista, se possível em categorias como Família, Amigos, Colegas, Pessoas Importantes;
  • agora, com o número de padrinhos definido, veja se todas as pessoas que você gostaria cabem na quantidade defina de padrinhos.

Nesta hora, se está sobrando mais candidatos a padrinhos do que vagas, é a hora de escolher. Apesar de não haver uma regra estabelecida, por bom senso sempre damos a preferência aos familiares e depois aos melhores amigos, mas você é livre para escolher quem quiser como padrinho.

Agora, como convidar os padrinhos

Não existe uma regra sobre como convidar os padrinhos, não existe ”tem que”. Pode ser da forma como você quiser, da forma como você se sente mais à vontade e também como deixará seus escolhidos mais a vontade.
Não precisa de formalidade, a não ser que você queira. Mas muitas vezes o chique é a informalidade!
Pessoalmente acho a ideia de fazer um jantar muito boa. Reunir todos os seus amigos na sua casa e oferecer um jantar para eles, e aproveitar e fazer um pequeno e simpático discurso dizendo que eles estão ali por serem pessoas especiais e que você e seu(sua) noivo(a) gostariam de aproveitar a oportunidade para convidá-los para serem padrinhos do casamento. Não precisa ser um jantar formal, pode ser um simples encontro de amigos com algumas bebidas e alguns canapés.
O ideal é convidar os padrinhos com 8 a 6 meses de antecedência, assim eles podem se envolver com seus preparativos. Se não quiser convidar com tanta antecedência, não tem problema, mas faça com no mínimo 3 meses de antecedência, para não correr o risco da pessoa ter marcado outro compromisso na data, como uma viagem ao exterior de férias, por exemplo.
Sobre os presentes, sinceramente? Tanto para os noivos, como para os padrinhos, devem esquecer aquela velha história de que os padrinhos devem escolher e dar os presentes mais caros. Faça a escolha deixando-lhes bem claro da importância deles na sua cerimônia.
Em alguns lugares do Brasil se tem o costume de dar presentes aos padrinhos no momento do convite. Esse é um costume relativamente novo e não existe a obrigatoriedade de você seguir este costume. Na minha opinião o presente é justamente convidá-los para abençoar a união. Acho uma honra ser convidado para ser padrinho. Se você vai casar e está controlando os gastos, procure descartar esse modismo e invista num bom fotógrafo, por exemplo.
Caso você ope por seguir este novo costume, existem milhares de opções para presentes de padrinhos. Escolha algo que tenha algum significado para você, e tanto faz se entregará na hora de fazer o convite, na hora de entregar o convite impresso ou após a festa, em forma de agradecimento. Você decidem!
Quando convidar seus padrinhos, tenha já a data do casamento, horário e local decididos, e os informe. As madrinhas começarão a te perguntar sobre os trajes, então o ideal é que você já tenha definido se fará alguma exigência de tonalidades ou se deixará livre, se todas deverão estar de longo, etc. Assim elas já podem ir se programando!
Boa sorte e aproveite esse momento especial de estar entre amigos e familiares!
(Visited 163 times, 1 visits today)